MEUS PENSAMENTOS - MEUS VERSOS

 

 

I N T R O D U Ç Ã O

 

 

 

               Estes pensamentos e versos que comecei a escrever há mais de dez anos, refletem o interior de minha’alma, com a finalidade de ajudar, com otimismo, coragem, confiança, fé e esperança.

 

               É meu desejo antes de retornar à Pátria Espiritual, poder transmitir muitas coisas boas, pelas experiências que constituem preciosas lições em minha vida, pela lapidação do meu espírito ainda tão imperfeito.

 

               Agradeço a Deus toda inspiração, força e equilíbrio que recebi nesta minha trajetória terrestre, com a certeza de que regressarei com algumas imperfeições a menos, pois muito eu aprendi e recebi nesta vida.

 

               A todos que me incentivaram com carinho: meus três filhos, meus quatro netos, meus três irmãos, demais parentes e minhas amigas, dando-me estímulo para prosseguir nesse intento, o meu muito obrigada.

 

               Ao meu amigo da adolescência, Paulo Cintra Damião, cujo estímulo muito me ajudou na elaboração destes modestos pensamentos e versos, fazendo também o  seu Prefácio , o meu respeito e carinho.

 

 

                             Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato

 

 

 

 

  Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                            Pensamentos

 

                                                         Ação

             1 -  Toda ação provoca uma reação. Por isso temos que saber bem utilizar nosso livre-arbítrio, na escolha de nossos caminhos.

 

                                                         Ação e reação

             2 -  “Quem planta vento colherá só tempestade”. Este adágio popular nos faz bem refletir sobre a vida que levamos. Tenhamos cuidado no plantar, porque nossos  atos poderão, no futuro, trazer na colheita a felicidade ou a amargura.

 

                                                        Acaso

             3 -  Nada existe por acaso: não há efeito sem causas. Lutemos para vencer. Com fé e amor seremos vitoriosos. Avante! Avante!

 

                                                        Acertos

             4 -  Somente através dos acertos e desacertos é que conseguiremos crescer, lapidar o diamante bruto que existe dentro de nós, e com isso poderemos nos transformar no brilhante puro, livre de máculas e imperfeições.

 

                                                         Alegria

             5 -  Que a alegria tome conta de nossos corações, com o júbilo do auxílio prestado aos nossos semelhantes. Com muito carinho, humildade e boa vontade, chegaremos aos píncaros  do amor eterno.

 

             6 -  Somente a liberação da alegria tranqüila e transparente nos trará a esperança e a fé que nos levarão ao apogeu da plena realização.

 

             7 -  Devemos sentir e irradiar alegria, para vivermos bem o momento presente em nossas vidas.

 

                                                         Almas

             8 -  Nossas almas vibram pela paz Universal. Essa corrente de luz nos envolve com carinho, para que a humanidade acorde para as realidades e certezas da vida. Lutemos com fé para um amanhã radioso e feliz.

 

             9 -  Se fizermos o que nossa alma pede, nunca sentiremos solidão. Esta somente existe quando não ouvimos o nosso coração.

 

             10 -  Se admitimos a sobrevivência da alma após a morte, teremos que admitir também, a sobrevivência das afeições puras e sinceras.

 

                                                       Almas gêmeas

             11 -  As almas gêmeas jamais se separam: permanecem unidas por toda a eternidade. Estão ligadas pelo amor espiritual, pelos mesmos ideais, pelas mesmas alegrias, pelas mesmas esperanças, pelos mesmos pensamentos, irradiam felicidade constante e se ajudam mutuamente.

 

                                                      

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                  Pensamentos

 

                                                  Amanhã

             12 -  Não nos preocupemos com o amanhã; basta o hoje e o agora. O nosso renascimento depende da sensação de conseguirmos a paz, para almejarmos um futuro feliz e tranqüilo na Terra ou na Pátria Espiritual.

 

                                                   Amigos

             13 -  Devemos escolher os verdadeiros amigos tão-somente pelas suas qualidades, afinidade e empatia, deixando de lado o preconceito, sem nos preocuparmos com a posição social, situação financeira e o nome a que pertençam.

 

                                                    Amizade

             14 -  A verdadeira amizade é sólida como uma rocha. Nem os vendavais, nem as vicissitudes da vida conseguem abalá-la, pois não é construída por acaso, pelas circunstâncias, mas pela afinidade espiritual que vence e une as criaturas, nos momentos bons e maus da vida. A força dessa amizade vem do interior da alma.

 

             15 -  A amizade sincera é afeição, dedicação, entendimento, altruísmo, perdão, compreensão. É um sentimento bonito, delicado e transparente que floresce no nosso coração.

 

             16 -  A amizade e o amor caminham sempre juntos.

 

             17– A amizade verdadeira deve ser prazerosa, sem agressões e desentendimentos. A amizade autêntica só nos trará alegria, felicidade, carinho, compreensão, confiança, esperança, fé, determinação e coragem para vencermos a luta do dia-a-dia. É uma parceria saudável  que sempre nos animará a prosseguir na jornada.

 

                                                   Amor

             18 -  Deixemos que o amor, a caridade, a humildade e o perdão triunfem sobre a indiferença, o egoísmo, a arrogância e o orgulho, para nosso aprimoramento espiritual.

 

             19 -  Amor: palavra tão pequena, mas com significado de imensidão.

 

             20 -  Amor é o maior dos sentimentos, de alma para alma, que nos encaminha à felicidade suprema.

 

             21 -  O amor é altruísta  porque é baseado na renúncia, doação, de coração para coração.

 

             22 -  Amor é ligação com Deus; é estrela luminosa; é união sem fronteiras; é o farol nos caminhos.

 

             23 -  O amor supera a indiferença; a caridade supera o egoísmo; a humildade supera a arrogância; o perdão supera o orgulho.

 

             24 -  Só o amor absoluto alimenta nossa alma. O amor é a energia suprema que nos traz só alegria de viver, sem angústia ou dor, sendo a chave da felicidade.

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                 Pensamentos

 

             25 -  O amor é uma estrela luminosa a espargir seus raios de luz sobre todos os nossos irmãos que dedicam suas vidas ao bem comum.

 

             26 -  O amor é o prosseguimento da nossa própria vida na pessoa  a quem amamos.

 

             27 -  O verdadeiro amor, de alma para alma, traz a felicidade suprema que nos leva ao infinito.

 

             28 -  O único amor que sobrevive é o que está na alma; o corpo pode envelhecer, mas o amor é um sentimento eterno.

 

             29 -  O amor expande nossa alma e alimenta nosso espírito.

 

             30 -  O verdadeiro amor ultrapassa os limites da vida. A matéria é finita mas o sentimento é eterno; é infinito.

 

             31 -  O amor, simplesmente é o amor ... Tudo o mais é ilusão!

 

                                                     Aprender

             32 -  Nunca é tarde para aprendermos a discernir o certo do errado. Louvemos sempre as oportunidades recebidas com o amparo e a proteção de Deus.

 

                                                      Atenção

             33 -  Não devemos dar muita atenção à vaidade e sim, dar prioridade aos nossos verdadeiros e puros sentimentos.

 

                                                       Atitude

             34 -  Evite se irritar facilmente. Essa atitude causa mal-estar a quem for direcionado e principalmente à pessoa irritada. O descontrole emocional causa desequilíbrio no corpo físico, minando a resistência, além de atrair influências negativas.

 

                                                        Bem

             35 -  Que o bem triunfe, que o amor nos conduza, que o perdão nos eleve, que a união nos fortifique, que a esperança nos console, que a alegria esteja em nossos corações, que a luz nos ilumine hoje e sempre.

 

             36 - Somente a prática do bem nos imuniza de qualquer violência. O pensamento positivo, com amor, nos livra dos males em nossa vida. O bem atrai o bem; o mal atrai o mal. Nosso pensamento age como um “bumerangue”.

 

                                                      Caminhos

             37 -  Pelos caminhos tortuosos do mundo, nossas almas perambulam, aguardando o milagre supremo da vida, que possa nos trazer a paz, a harmonia, a alegria, a tranqüilidade, responsáveis pela felicidade tão almejada por todos nós.

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                 Pensamentos

 

                                                    Canal

             38 -  Sejamos um canal aberto a transmitir paz, alegria, otimismo, equilíbrio, esperança, felicidade, magnetismo, confiança, a todos os que de nós se aproximarem com necessidade premente de apoio espiritual, através de nossa sugestão positiva.

 

                                                    Coisas

             39 -  São nas pequenas coisas que encontramos as razões  de nossas vidas. Nada antevemos onde há dúvidas. Os nossos defeitos se refletem em nossos semelhantes.

 

                                                    Conhecimento

             40 -  Todo conhecimento que adquirirmos, reverterá em nosso próprio aprimoramento espiritual. A boa leitura é um instrumento que nos proporcionará a mentalização de idéias nobres, esclarecedoras e elevadas.

 

                                                    Coração

             41 -  Em cada coração uma verdade. Lutemos para que essa verdade atinja todas as criaturas que sofrem, sejam males físicos ou espirituais. Um mundo melhor e mais calmo nos espera. Estejamos firmes e confiantes.

 

             42 -  Nossos corações devem ser usinas de afeto incondicional para aliviar a dor de nosso próximo.

 

             43 -  No âmago do nosso coração, brilha uma luz radiosa que nos levará ao infinito. Saibamos aprimorá-la e conservá-la com amor e carinho.

 

                                                     Corpo

             44 -  Que o nosso corpo seja o esteio perfeito para que o nosso espírito possa progredir e alcançar a suprema felicidade, pelo equilíbrio conseguido na luta vencida contra os defeitos. Que o nosso corpo material e espiritual estejam coesos, na perfeita harmonia que nos trará a vitória conquistada.

 

                                                     Crença

             45 -  Quem crê, confia.

 

                                                     Crianças

             46 -  Se não forem bem direcionadas, se não dermos oportunidades às crianças e aos adolescentes de hoje, futuros homens de amanhã: nós, nossos filhos e netos poderemos ser vítimas dos delinqüentes que não tivemos o altruísmo de ajudar.

 

             47 -  É muito importante liberar a criança que existe no nosso mundo interior. Esse procedimento traz benefícios ao nosso ego, evitando as tensões diárias, nos trazendo alegria e paz.

 

 

 

 

 

 

   Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                               Pensamentos  

                     

                                                      Cristianismo

             48 -  O cristianismo representa Jesus Cristo, com amor, caridade, compreensão, perdão. O rótulo das religiões de nada valem, sem a pureza nos corações e a humildade, para praticarmos o que Jesus nos ensinou: “reconhece-se o cristão pelas suas obras”.

 

                                                      Cuidado

             49 -  Tenhamos mais cuidado e pensemos melhor no que vamos falar: “falar é prata, calar é ouro”. Nossas palavras têm a força de um explosivo, que detonadas não têm mais volta.

 

                                                       Cura

             50 -  Somente conseguiremos a cura do corpo físico quando nossa alma não estiver mais doente. Deixemos de nos agarrarmos às coisas materiais e pensemos mais nas exigências de nossa alma, evitando futuros sofrimentos. Toda dor, toda aflição é o crisol que irá trazer paz, tranqüilidade e saúde à nossa alma e melhores condições ao nosso espírito.

 

                                                       Destino

             51 -  O nosso destino é direcionado por Deus ; nada acontece por acaso. Todas as nossas experiências de vida, encontros e desencontros, nos fazem refletir nos desígnios do Criador.

 

                                                       Deus

             52 -  Cada qual recebe de Deus o quinhão de que se faz merecedor. O livre-arbítrio nos é concedido com a finalidade de melhor aproveitarmos as lições que nos são ofertadas no dia-a-dia. Saibamos utilizar bem  todas as oportunidades oferecidas na escola da vida, para que a vitória seja a nossa conquista.

 

             53 -  Somente a Deus temos que prestar contas de nossos atos. A maldade dos homens reflete nos nossos semelhantes a sua própria imagem. Como bem nos ensina o Evangelho: “Enquanto os cães ladram, a caravana passa”.

 

             54 -  Só a mão de Deus nos orienta para o bem. Sejamos sensíveis à inspiração dos mentores espirituais que desejam nos encaminhar para a suprema e verdadeira felicidade, que só é conquistada através das atitudes exemplares em comunhão com o Alto.

 

             55 -  Que Deus nos oriente para agirmos com sabedoria e discernimento entre o bem e o mal, o desprendimento e o egoísmo, a paciência e a intolerância, o equilíbrio e a desarmonia.

 

             56 -  Obrigada meu Deus pelas bênçãos recebidas, pelo carinho com que somos atingidos , pelo amor que se inflama em nossos corações, pelo conhecimento com que fomos agraciados e pelo privilégio de senti-lo em nossos corações.

 

             57 -  Deus é todo poder, bondade e justiça. Tenhamos fé no futuro e confiança no Pai Celestial.

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                 Pensamentos

 

             58 -  Conforme permite a bondade de Deus, todas as criaturas se encontram novamente, recordando as vivências do passado remoto, com novas experiências neste Mundo, seguindo sempre para a evolução, tendo tolerância, paciência, perdoando, compreendendo, retirando do baú as lembranças já percebidas e rememoradas de suas almas.

 

                                                       Devagar

             59 -  “Devagar se vai ao longe”. De nada adianta querermos rapidamente atingir nossos objetivos, se este não é direcionado por Deus. Tenhamos calma e aguardemos com paciência, até que o sinal aberto nos mostre o momento certo para agirmos.

 

                                                        Dia

             60 -  Cada dia transcorrido em nossa vida é uma etapa vencida em nossa existência, para nosso contínuo progresso espiritual. Tenhamos confiança nos dias que virão: o otimismo é a alavanca que nos impulsiona sempre para a frente.

 

                                                         Doenças 

             61 -  As doenças da alma só poderão ser curadas com otimismo, confiança, fé e perseverança no bem ; elas, com certeza, refletem no nosso corpo físico. Equilibremos nossas emoções com pensamento positivo. O nosso comportamento define o nosso estilo de vida ; por isso tenhamos nossa mente sempre saudável.

 

                                                         Dor

             62 -  Toda dor, todo sofrimento, contribui para nosso crescimento espiritual e lapidação do nosso espírito imortal. Temos que aproveitá-la para nossa mudança interior, apagando do nosso coração qualquer mágoa, para merecer a dádiva ofertada por Deus. Que o amor floresça sempre em nossos corações.

 

                                                         Egoísmo

             63 -  Deixemos de lado o egoísmo, nosso principal inimigo que ainda nos algema a tantas superficialidades materiais, não deixando que venha à tona todo amor e ternura que devemos sentir pelos nossos irmãos menos favorecidos e infelizes, que muitas vezes sem saber nos magoam.

 

             64 -  Todo egoísmo será banido da Terra e o amor triunfará sobre toda a humanidade. Aguardemos com esperança essa grande transformação que se fará gradualmente por etapas sucessivas. Tenhamos fé e esperança, pois o joio já está se separando do trigo. Lutemos para vencermos nossos defeitos  e fazermos futuramente, parte do séquito escolhido pelo Mestre Jesús.

 

                                                         Elo

             65 -  O único elo que nos liga às pessoas, é o da afinidade espiritual.

 

             66 -  Os elos da afinidade e do amor são os únicos que prevalecem na vida espiritual. Podemos somar os afetos que temos no coração, sem que um apague o outro e nem os substitua.

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                 Pensamentos

 

                                                         Emoções

             67 -  As emoções e os reflexos de nossas experiências passadas, são recordações que constam no livro de nossas vidas.

 

             68 -  Saber lidar com as emoções é muito mais importante do que a cultura adquirida no mundo.

 

                                                        Equilíbrio

             69 -  O equilíbrio perfeito da minha mente, reflete na perfeita saúde de meu corpo físico. As células de meu corpo reagem positivamente à programação saudável de meu cérebro, harmonizando as defesas e a resistência contra os agentes negativos, expelindo mágoa, rancor ou qualquer idéia perturbadora. Meu corpo físico e mental estão harmonizados, em paz, perfeitos e saudáveis com a proteção de Deus.  

 

             70 -  O equilíbrio é a força necessária para nosso próprio crescimento espiritual.

 

             71 -  O equilíbrio é responsável para garantir a nossa saúde e felicidade. Temos que aprender a dominar todo e qualquer pensamento  negativo. Procuremos estar sempre alegres e felizes em qualquer situação.

 

             72 -  O nosso equilíbrio emocional depende do nosso modo de pensar, com calma, alegria, aceitação e paz de consciência, principalmente com nossa comunhão e confiança em Deus.

 

                                                        Estrela

             73 -  A noite pode cobrir tudo, mas uma estrela que brilhe pode  vencer toda e qualquer treva, iluminando e dominando, porque o poder da luz triunfa sempre.

 

                                                        Evangelho

             74 -  Que o Evangelho seja a meta de nossas realizações. Com ele no coração, conseguiremos prosseguir com as bênçãos de Deus. Que nosso anseio seja o amor universal de mãos dadas com a caridade. Sejamos constantes para vencermos as dificuldades do caminho. Jesus está conosco : prossigamos.

 

                                                        Fé

             75 -  Tenhamos em mente que só a fé nos eleva e a caridade enaltece nossos espíritos, com a paz interior de nossas consciências.

 

             76 -  Que a fé e a esperança nos estimulem  a avançar sempre para a frente e para o Alto.

 

                                                         Felicidade

             77 -  Felicidade é a bênção recebida, é receber amparo e proteção, é a auto realização dos mais puros anseios e ideais.

 

             78 -  A nossa felicidade consiste  em fazermos felizes  os que amamos.

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                   Pensamentos

 

                                                     Finados

             79 -  Dois de novembro : dia em que veneramos os entes queridos que nos precederam e que nos dão a força necessária para a luta que nos envolve.

 

                                                     Força

             80 -  Felizes os que têm força para resgatarem seu débitos com serenidade.

 

             81 -  A maior força vem de Deus ; a maior alegria vem pelo dever cumprido; a maior caridade vem de aliviar o pranto; a maior dádiva é conseguir ter paz.

 

                                                     Frustrações

             82 -  As nossas frustrações não devem ser lançadas aos nossos semelhantes, pois retornarão a nós mesmos. Tenhamos e procuremos ter o equilíbrio necessário para vencê-las com coragem, altruísmo e humildade.

 

                                                      Gesto

             83 -  No menor gesto demonstramos nossa grandeza ou pobreza de espírito. Cada gesto nobre é uma semente de amor lançada no coração de nossos semelhantes. Todo gesto de compreensão e carinho criará em torno de nós a simpatia a nosso favor. No gesto de auxílio receberemos a colheita sublime da alegria que a nós retorna.

 

                                                       Glórias

             84 -  Que as glórias infinitas do Pai sobre nós se esparjam como bênçãos de Luz Universal. Saibamos receber as graças do amor incondicional com humildade e dedicação extremas aos pobres de espírito.

 

                                                       Homem

             85 -  Livre-se o quanto antes do homem velho e tente se renovar a cada dia, deixando que a esperança, a alegria, o humor, a caridade e o bom ânimo, com equilíbrio, penetrem em seu coração. Que o amanhã seja o início de uma nova etapa de realizações. Que você possa receber a mensagem de Deus em sua alma, com a paz adquirida pelos novos conhecimentos conquistados.

 

                                                      Homenagens

             86 -  As homenagens da Terra são meras ilusões fugazes que nos entorpecem os sentidos. Imitemos o exemplo do Mestre Jesus na humildade, pureza, amor, fé, esperança, caridade, simplicidade, carinho, que constituem a glória eterna e a verdadeira paz de espírito.

 

                                                        Humildade

             87 -  Se não tivermos a humildade suficiente para perdoarmos, como teremos coragem de pedir perdão ao nosso Pai Celestial?

 

             88 -  A humildade é um sentimento muito profundo, pois perdoa, não guarda mágoas, sendo o perfume eterno da vida.

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                  Pensamentos

 

                                                        Idade

             89 -  A nossa idade depende do nosso modo de pensar. Poderemos ser jovens se pensarmos positivamente, ou idosos se formos negativos. Nosso invólucro não representa a nossa verdadeira idade mental.

 

             90 -  Com a idade nos tornamos mais sensíveis e vulneráveis às recordações remotas de nossas vidas. A música faz aflorar ainda mais em nós, todas as lembranças queridas.

 

                                                        Ilusões

             91 -  Não vivamos das ilusões criadas pelo nosso pensamento imprevidente. Busquemos a realidade, sempre com pensamentos positivos, que nos levarão ao equilíbrio permanente em nossas vidas.

 

             92 -  Só as ilusões fenecem. Olhemos para o Alto, pois nosso Divino Pai nos ampara e nos protege.

 

                                                        Imagens

             93 -  As imagens projetadas pelo pensamento, são mentalizadas e arquivadas em nosso subconsciente e terá retorno preciso no momento certo.

 

                                                        Impressões

             94 -  As impressões são mais importantes que as palavras : elas refletem os nossos pensamentos, que formam ondas de força. Isso nos faz aproximarmos ou nos afastarmos das pessoas.

 

                                                         Injustiça

             95 -  É preferível sofrer injustiça do que cometer injustiça ; sofrer ingratidão que ser ingrato ; sofrer agressão que ser agressivo. Com isso, seremos lapidados e encaminhados em direção à luz.

 

                                                         Irmãos

             96 -  Todos somos irmãos perante Deus. Tenhamos cuidado com nossas atitudes impensadas que nos trarão graves conseqüências no futuro. Tratemos a todos com fraternidade, como agiríamos com os nossos parentes consangüíneos. O senso de justiça deve atingir a todos igualmente, sem descriminação, pois nossa família é universal.

 

             97 -  Não atireis pedras nos irmãos desatinados que ferem e atacam. Eles são doentes da alma e não têm noção da responsabilidade de seus atos. Os que compreendem o valor do perdão e têm conhecimento das verdades espirituais, serão mais culpados se não forem condescendentes com os que erram por ignorância. Devemos perdoar para sermos por Deus perdoados.

 

 

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                 Pensamentos

                                                 

                                                     Irritação

             98 -  Algumas vezes a irritação é um modo indireto de pedir ajuda ; essa atitude muitas vezes se manifesta por insegurança, uma forma de defesa, ou para evitar um sofrimento.

 

                                                     Julgamento

             99 -  Não julgue ninguém pela aparência física. Por trás desse corpo muitas vezes frágil, habita uma alma iluminada, bondosa, justa, forte e caridosa.

 

             100 -  Não julguemos para não sermos julgados. Nossos semelhantes muitas vezes cometem erros por ignorância, boa fé, simplicidade, tolerância, ingenuidade, modéstia, não pensando em nos prejudicar. A responsabilidade no julgar é imensa e se cometermos injustiça, seremos mais culpados, pois estamos conscientes do ato praticado.

 

              101 -  Temos que ter muita cautela nos julgamentos : cada um é responsável pelos seus atos, de acordo com a lei de “Ação e Reação”. Deixemos o julgamento a Deus. Muitas vezes é preferível “lavar as mãos que sermos responsáveis pela destruição de alguma coisa.

 

                                                      Lâminas

             102 -  Não sejamos como as lâminas que cortam indiscriminadamente o que lhes parecem inúteis e supérfluas. Tenhamos a sensatez necessária para separarmos o joio do trigo, para distinguirmos o certo do errado, seguindo os ensinamentos de Jesus.

 

                                                      Leitura

             103 -  A boa leitura é o alimento da alma.

 

                                                      Língua

             104 -  A língua ferina de muitas pessoas é como um dardo que mata mais que o pior veneno, que a mais possante arma de fogo, porque, enquanto o veneno e a arma matam o corpo físico, a língua destrói o que a pessoa tem de mais importante: sua honra e sua moral.

 

                                                      Lutas

             105 -  Diante das lutas exigidas pela vida não devemos esmorecer. Confiemos no Poder Maior que nos orienta e nos ampara.

 

                                                       Luz

             106 -  Uma luz vai iluminar nossos caminhos. Sigamos pela trilha radiosa do amor ao próximo.

 

             107 -  As luzes infinitas estão por toda parte; que nossas mentes vibrem em favor do divino bem. Todos os corações emanam alegria, paz, amor, em todas as direções. Deus está conosco.

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                   Pensamentos

  

             108 -  A luz sempre vence as trevas; o otimismo e a alegria reprimem o pessimismo e a tristeza; o amor triunfará sobre a indiferença; o bem sempre vencerá o mal; o perdão é a maior prova de proteção espiritual trazendo a paz, a alegria, a felicidade e a harmonia.

 

             109 -  Só encontraremos a luz através do dever cumprido com humildade, carinho e muito amor.

 

                                                         Mãe

             110 -  “Mãe”, sinônimo de amor, ternura, dedicação, abnegação, doação, altruísmo, renúncia, sacrifício, em benefício do ser a quem ela deu a vida, ensinando-lhe a respeitar e amar a Deus. Bendita e sublime missão da mulher que sabe cumprir seu dever de mãe, orientando e guiando os passos do ente a ela enviado, para aprender na cartilha da vida, os sublimes ensinamentos de Jesus.

 

                                                        Mágoa

             111 -  Devemos eliminar toda e qualquer mágoa do nosso coração. A mágoa só acarretará doenças no nosso corpo físico e sofrimento ao nosso espírito.

 

                                                         Mãos

             112 -  Nunca estamos sozinhos : mãos carinhosas nos protegem e nos dão força para prosseguirmos. Lutemos sempre sem desânimo, com coragem e fé num futuro promissor. Havemos de vencer as barreiras colocadas em nossos caminhos.

 

             113 -  Nossas mãos devem ser raios de luz  ao contato com os nossos irmãos que sofrem.

 

                                                       Materialismo

             114- O materialismo ainda impera nos corações ignorantes das responsabilidades e compromissos assumidos perante Deus. Nem só de pão vive o homem, mas das graças recebidas do Nosso Pai Eterno.

 

                                                        Medo

             115 -  O medo é o câncer na nossa vida.

  

                                                        Mensagens

             116 -  As mensagens enviadas com amor são pérolas de luz a transmitirem esperança, paz e tranqüilidade;

 

                                                         Mente

             117 -  Nossa mente é uma usina radiosa de bênçãos celestes. Façamos por merecer essa dádiva de Deus, com o pensamento voltado sempre para o bem, sem fronteiras e com amor sem limites.

 

 

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                 Pensamentos

 

                                                        Merecimento

             118 -  Por menor que seja o nosso merecimento, sempre receberemos amparo e proteção de nossos mentores espirituais. Não tentemos julgar nossos semelhantes pelo pouco que fazem, pois esse pouco para nós, pode ser grande aos olhos de Deus.

 

                                                        Minuto

             119 -  Cada minuto vivido na Terra nos é muito importante. Muitas vezes num minuto a alegria nos visita; outras vezes num minuto estragamos todo o nosso dia.

 

                                                        Morte

             120 -  A morte é uma ilusão efêmera  para os que ficam. Os que partem , encontram a realidade a que fazem  jus, conforme seu estado de espírito, suas atitudes e equilíbrio mental. Matemos a morte , que nada mais é que uma transição, a mudança de um plano para o outro, onde encontraremos as pessoas queridas que nos precederam, se tivermos merecimento para ficarmos no mesmo plano espiritual.

 

                                                        Mulher

             121 -  A mulher é a força essencial que rege a própria vida.

 

             122 -  A mulher traz nas mãos a chave da vida e com isso, pode transformar todo mal em bem, todo egoísmo em amor, todo orgulho em humildade.

 

                                                         Mundo

             123 -  No Mundo Espiritual caem por terra todos  as máscaras e os disfarces que eram camuflados pela existência no corpo físico. No Mundo da Verdade somente a realidade nua e crua do perispírito mostrará a verdade da pureza ou não de nossa alma.

 

                                                         Música

             124 -  Música : sublime inspiração de Deus, que nos inspira, nos acalma, nos emociona, através dos acordes divinos por nós recebidos.

 

             125 - Música é sensibilidade, harmonia, emoção; é paz, alegria, leveza, equilíbrio; é inspiração divina que nos acalma. A música marca as horas alegres e tristes da vida; aflora emoções e recordações mais profundas.

 

             126 -  Através da música nossas emoções afloram, nossas recordações mais profundas vêm à tona, com toda a força do nosso ser. Obrigada meu Deus, pela existência de tão sublime arte.

 

             127 -  A música tem o dom de acariciar nosso coração, conduzindo-nos com sua delicada melodia, a um mundo somente de sonhos. Sua magia nos leva ao paraíso, com sublimes emoções que nos encantam.

 

             128 -  A música de suave melodia desperta emoções arquivadas na profundeza de nossas almas e que , através dos nossos ouvidos nos chegam ao coração. Com isso sentimos a ação dos nossos amigos espirituais e a sintonia com Deus.

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                               Pensamentos

 

                                                         Namorados

             129 -  Namorados: duas almas que se entrelaçam num amor repleto de esperanças, anseios, realizações, venturas, num futuro promissor em que, amparados pelos Irmãos Maiores da Espiritualidade, darão ensejo aos compromissos assumidos e oportunidade de progresso aos espíritos a eles ligados pelos elos do amor ou do ódio.

 

             130 -  Doze de junho: “Dia dos Namorados”. Dois corações que se entrelaçam num mesmo anseio de amor, companheirismo, fidelidade e esperança, aguardando um futuro róseo de quimeras sem fim. Que o amor existente de alma para alma possa receber as bênçãos de Deus, para uma caminhada por toda eternidade.

 

                                                        Observadores

             131 -  Se soubermos e formos bons observadores, entendendo um pouco de psicologia, notaremos que muitas vezes o que a boca fala não corresponde ao que nos revela a postura, os gestos, os olhos, que são os que nos mostram a verdade. 

 

                                                         Obstáculos

             132 -  Lutemos para vencermos todos os obstáculos que nos parecem intransponíveis, para sairmos vitoriosos, com confiança na proteção de Deus.

 

                                                           Olhos

             133 -  Os olhos são espelhos da alma. A alma é o espelho do corpo fluídico. O corpo é o espelho da mente. A mente é o espelho do coração. O coração é o espelho da plenitude etérea do amor. O amor é o espelho que se reflete no olhar.

 

             134 -  Nossos olhos devem ser faróis que brilhem na vida dos que só vêem escuridão.

 

             135 -  Nossos olhos são faróis; nossos ouvidos são antenas; nossas mãos são raios de luz; nossos corações são usinas de afeto; nossas almas são só amor, que refletem intensamente sentimentos de muita paz.

 

             136 -  Quero enxergar com os olhos da alma, toda a proteção e toda força que recebi de meu Deus.

 

                                                         Oração

             137 -  Nossa principal oração diz : perdoai aos que nos ofendem para sermos por Deus perdoados. Olhemos para dentro de nós mesmos e façamos uma autocrítica antes de encontrarmos defeitos em nossos semelhantes : cada qual é responsável pelos seus atos. Façamos o melhor que pudermos para auxiliar, sem nos preocuparmos com as atitudes incorretas de nossos semelhantes. Confiemos em Deus.

 

                                                         Orgulho

             138 -  O orgulho e o egoísmo são duas chagas da sociedade que corrompem, destroem e aniquilam. A humildade e o amor são bênçãos doadas por Deus , para nosso aperfeiçoamento espiritual. Pensemos bem antes de agirmos e tomarmos decisões, para que a balança penda sempre do nosso lado nobre e altruísta.

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                  Pensamentos

 

             139 -  Não devemos deixar que o orgulho e a prepotência façam parte de nossas vidas. Demonstremos gratidão pelos nossos colaboradores por menores e mais humildes que sejam.

 

             140 -  Na maioria das vezes o orgulho, a vaidade e o egoísmo nos impedem de realizarmos os compromissos assumidos perante Deus, apesar das nossas boas intenções. Muitas vezes lutamos tanto por conquistas insignificantes ao nosso espírito.

 

                                                       Orientação

             141 -  Quando estamos sem orientação, sem rumo certo, navegamos como um barco à deriva. Nossos sofrimentos são conseqüências da nossa falta de equilíbrio em enfrentar os problemas e os deveres. De nada adianta procurarmos a felicidade nas coisas externas : ela se encontra dentro de nós mesmos. Só assim alcançaremos a paz interior.

 

                                                         Pais

             142 -  Honrar os pais é o dever sacrossanto dos filhos agradecidos pela oportunidade de mais uma encarnação, mais uma etapa de conhecimentos que vão adquirir para aprimorar sua bagagem espiritual. Os pais são instrumentos utilizados por Deus para o aprimoramento e encaminhamento dos filhos a eles destinados, para que sejam lapidados pelo buril da vida, sob sua proteção e orientação. Benditos os pais que conseguem cumprir bem a sua missão.

 

             143 -  PAI, mensageiro de Deus a nos orientar pelos caminhos ásperos da vida, que com seu carinho e amor nos conduz em direção à luz, através de seus exemplos de honestidade, valor espiritual e honradez. Possam nossas preces iluminar seu espírito cada vez mais, pela trilha radiosa do progresso espiritual.

 

                                                        Paixão

             144 -  A paixão é efêmera, ilusória, passageira, pois os apaixonados somente se preocupam com a beleza externa dos seres que são objetos de sua paixão. O amor é imortal, eterno, verdadeiro, pois os enamorados encontram a real felicidade em amar pura e simplesmente. O amor é espiritual, sendo clima de esperanças e de alegrias eternas. O amor supera as dores e as tristezas, porque é a afeição dos entes dedicados, é a alegria dos bons, a luta que aperfeiçoa, a luz que envolve o Universo.

 

                                                       Palavras

             145 -  Devemos fazer uso das palavras sempre para construir, para beneficiar, para mitigar as dores, para dar ânimo e coragem, enfim, para ajudar os que se sentem deprimidos e sem ânimo para prosseguirem. Pobre dos que, com o uso das palavras, ferem, caluniam, destroem seus semelhantes, se envolvendo com as forças negativas do mal.

 

             146 -  Tenhamos cuidado com as palavras que proferimos, pois elas refletem nosso pensamento como um dardo, alcançando e prejudicando nossos semelhantes imprevidentes e desprovidos da fé viva.

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                 Pensamentos

 

             147 -  Poderemos ter o dom da palavra eloqüente e vibrante, mas só conseguiremos convencer nossos semelhantes através dos nossos atos justos, sinceros e honestos.

 

             148 -  As palavras não devem serem soltas aos quatro ventos, mas meditadas e bem pensadas para que não magoem aqueles a quem queremos bem e a todos os nossos irmãos em Jesus.

 

                                                           Palmeira

              149 -  Sejamos como a palmeira altiva que resiste às vergastadas do vento. Ela se mostra firme, impoluta, flexível, não lutando contra a força do vento; com isso ela se torna vitoriosa e ereta. Não lutemos contra os desígnios de Deus, contra as adversidades da vida; deixemo-nos levar pelas alegrias e tristezas, para sairmos incólumes e vencedores no final.

 

                                                            Passado

             150 -  Devemos recordar do passado somente os acontecimentos alegres e as coisas boas, enterrando as amarguras que só nos trazem tristezas.

 

             151 -  O passado nos é ofertado como um presente, com lembranças bem queridas. O futuro será uma bela recordação do nosso presente.

 

                                                             Paz

             151 -  A paz do mundo depende de cada um de nós. Saibamos agir com tolerância, desprendimento, amor e equilíbrio. Todos nós somos irmãos perante Deus. Respeitemos o próximo para sermos respeitados. A humildade é sinônimo de superioridade espiritual.

 

             152 -  Para conseguirmos a paz usamos nossa força interior e para isso temos que, “ser astuto como a serpente e manso como uma pomba” : assim só o bem e a verdade guiarão nossos passos.

 

                                                           Pensamentos

             153 -  Cuidado com os pensamentos que ferem muitas vezes mais que as palavras. Vigiai e orai sempre, pedindo ao Pai : força, humildade, amor, renúncia, para que os pensamentos fluam com a limpidez e serenidade dos justos.

 

             154 -  Nosso pensamento voa livre como uma gaivota, pelos paramos sem fim. Que possamos colocar freio nos pensamentos negativos que nos magoam a alma. Pelo equilíbrio, força e fé em Deus, conseguiremos disciplinar nossos pensamentos, sempre com otimismo, ao encontro da luz.

 

             155 -  O pensamento é dínamo gerador da força criativa. Lutemos sempre para mentalizarmos o bem, o amor, o perdão, a renúncia, pois nossas criações mentais preponderam em nossas vidas, com expansão do bem ou do mal que mentalizamos. As sensações agradáveis ou desagradáveis retornam a nós mesmos, afetando-nos a memória. Daí o benefício concreto da oração e a sintonia com Deus.

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                               Pensamentos

 

             156 -  A projeção de nossos pensamentos e atitudes retornam a nós mesmos com grande intensidade. Por isso pensemos com alegria, otimismo e positivamente, para conseguirmos nos manter sempre com equilíbrio, saúde e energia vital. Devemos transmitir aos nossos semelhantes: harmonia, paz, felicidade e esperança. Nosso corpo é o reflexo de nossa mente. “Mens sana in corpore sano”.

 

             157 -  Nossos pensamentos são pérolas de luz a se expandirem pela imensidade sem fim, quando aprendermos a bem direcioná-los.

 

             158 -  O pensamento é força que nos comanda : programemos nosso pensamento positivamente, com garra e assim venceremos.

 

             159 -  Pensamento positivo é sintonia com o Alto; palavra amiga é canal de luz; gesto de carinho traz paz e felicidade.

 

             160 -  Através do pensamento enviamos às pessoas energias positivas ou negativas. Nosso pensamento atravessa também as fronteiras entre a vida na Terra e o Plano Espiritual. Por isso pensemos sempre com boas vibrações , carinho e amor, para enviarmos somente energias positivas a todas as pessoas que mentalizarmos.

 

             161 -  O pensamento é força geradora de energia positiva ou negativa. Tenhamos sempre pensamentos sadios para termos alegria, saúde, esperança, equilíbrio, amor, fé e calma.

 

             162 -  O pensamento otimista é uma força que nos impulsiona sempre para a frente, dando-nos ânimo e coragem para vencermos as lutas do dia-a-dia.

 

             163 -  Tenhamos sempre pensamentos positivos e alegres. Pensamentos negativos envenenam nosso corpo. A alegria e a felicidade curam os problemas da nossa alma e do nosso corpo.

 

             164 -  Nosso pensamento positivo nos dá a força necessária para enfrentarmos e vencermos todas as dificuldades com ânimo, coragem e confiança.

 

                                                            Pessoa

             165 -  Cada pessoa é responsável pelo seu livre-arbítrio, pelas atitudes corretas ou erradas. Devemos respeitar e acatar o modo de agir de nossos semelhantes, como gostamos que nossa maneira de ser seja respeitada.

 

                                                            Poder

             166 -  O poder sufoca e prevalece sobre os humildes e caridosos: foi o que aconteceu a Jesus, que foi crucificado pelos poderosos. Isso acontece com a justiça da Terra, porque a justiça de Deus é imutável e sábia, por isso os poderosos terão que prestar contas de todas suas ações, pois perante Deus não há privilégios.

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                               Pensamentos

 

                                                             Poesia

             167 -  Apesar de existirem regras da poesia, não se fazem poetas. Não há receita infalível para se formar poetas : as faculdades são inatas.

 

                                                             Prece

             168 -  A prece sincera é o alimento primordial para o nosso espírito, nos trazendo calma, confiança, segurança e equilíbrio.

 

                                                             Primavera

             169 -  Na primavera quando florescem, as flores são presentes de Deus a embriagarem nossos sentidos com seu perfume insubstituível e sutil. Na nossa vida o amor, a caridade, a ternura, o respeito, a renúncia, a humildade, são dádivas de Nosso Senhor a enriquecerem nosso destino com a alegria radiante de mais uma etapa vencida.

 

                                                             Problema

             170 -  Todo problema tem solução. Afastemos de nós: o pessimismo, a angústia, a tristeza e o desespero. Confiemos em nossos Protetores Espirituais que só querem o nosso bem. Basta termos o mínimo de persistência e boa vontade, para assimilarmos os conselhos e instruções que eles constantemente nos enviam. Sejamos um canal aberto a toda ajuda que nos é fornecida com carinho e ternura.

 

                                                              Provérbio

             171 -  “Quem com o ferro fere, com o ferro será ferido”. Pensemos bem nesse provérbio, antes de tomarmos qualquer decisão precipitada.

 

                                                              Qualidades

             172 -  Todas as qualidades inatas são dádivas de Deus a nos inspirar amor ao bem de nossos semelhantes que vivem ao desamparo, não esquecendo que são nossos irmãos e filhos do mesmo Pai Celestial.

 

             173 -  Todos temos qualidades e defeitos : por isso necessitamos perdoar e evitar guardar mágoa no coração.

 

                                                               Recomeçar

             174 -  Nunca é tarde para recomeçar. A oportunidade á para todas as pessoas de boa vontade e firmeza de espírito, que queiram atingir o cume da solidariedade, caridade e bondade para com seus semelhantes. A estrada é tortuosa e difícil, mas a vitória será atingida com mais alegria e felicidade, com a bênção de Deus.

 

                                                               Recordação

             175 -  Recordemos o passado com tranqüilidade; o presente com segurança e o futuro, confiemos no Pai Celestial. 

 

 

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                               Pensamentos

 

                                                                Reencarnação

             176 -  A reencarnação é o elo que nos prende aos afetos e desafetos. Saibamos aproveitar a oportunidade que ora nos é oferecida, para conquistarmos mais afetos e angariar mais créditos na nossa etapa terrestre. Com amor no coração, receberemos de nossos Guias Espirituais , força e coragem para novos empreendimentos.

 

                                                                 Responsabilidade

             177 -  O senso de responsabilidade no que se refere ao “plantio” é incomensurável, pois nosso conhecimento nos faz devedores da “colheita” perante Deus.

  

             178 -  Cada um é responsável  pelos seus atos. Não atiremos pedras em nossos semelhantes, pois ela poderá retornar e nos ferir muito. Tentemos olhar para dentro de nós mesmos e fazer o possível para eliminar as mazelas enraizadas e tenhamos força para nos corrigirmos.

 

                                                                   Sábio

             179 -  O homem necessita ser sábio para não se empolgar com o poder e com o brilho fácil que exalta o seu emocional ; deve sim , desenvolver suas qualidades morais.

 

                                                                  São Jorge

             180 -  Assim como São Jorge destruiu o dragão, com a espada da compreensão e do amor, destruiremos o mal que se alastra pelo mundo.

 

                                                                  Saudade

             181 – Saudade é um sentimento que nos recorda os acontecimentos alegres ou tristes de nossas vidas, com lembranças que nos marcaram e às vezes fazem palpitar ou doer nossos corações.

 

                                                                 Semelhantes

             182 -  Costumamos projetar nos nossos semelhantes aquilo que nós valorizamos ou desprezamos.

 

                                                                 Semente

             183 -  Semente tostada como as reações inclusas no âmago do ser invisível do Planeta, onde as reações são aspirações doadas pelo Universo transcendental, cujas quimeras se desdobram em êxtase sem fim, como nossa imortalidade infinita.

 

                                                                 Senhor

             184 -  Senhor, que eu possa ter paciência, calma, confiança, fé, equilíbrio, muito amparo espiritual, para que eu consiga me recuperar tranquilamente e gradativamente. Que as Vossas bênçãos e a Vossa misericórdia me atinjam com raios de luz, amor e muita proteção, para o sustento de meu corpo e de minha mente. Tenho certeza Senhor, que breve estarei bem, para ajudar os que de mim necessitarem.

 

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                              Pensamentos

 

                                                                 Sensibilidade

             185 -  A sensibilidade à flor da pele é indício da nossa imaturidade espiritual. Lutemos para vencer essa nossa fraqueza e falta de confiança na união sem limites e coesão das forças do bem a nosso favor.

 

                                                                 Sentimentos

             186 -  Assim como na puberdade aflora a sexualidade, na maturidade mais avançada, as ilusões e as paixões fenecem e só restam os verdadeiros sentimentos.

 

             187 -  Os sentimentos como o amor e a afinidade são manifestações da nossa alma; não podem ser explicadas e nem entendidas.

 

             188 -  Não devemos fechar o coração para os verdadeiros sentimentos, dissimulando uma felicidade inexistente, para despertar a simpatia do nosso próximo; o resultado será nossa própria infelicidade e frustração.

 

             189 -  Com o passar dos anos nossos corpos envelhecem, mas os sentimentos verdadeiros permanecem e não morrem jamais.

 

             190 -  O nosso sentimento mais puro mora em nossa alma, não tendo nada a ver com a nossa idade física. Por isso o amor transcende a existência material, dando continuidade na Pátria Espiritual.

 

                                                             Separação

             191 -  É muito triste e dolorosa a separação dos que se amam realmente, de alma para alma. As almas gêmeas somente serão felizes, quando caminham juntas tanto na Terra como na Pátria Espiritual.

 

                                                              Ser humano

             192 -  O ser humano se assemelha a uma planta. Quando criança tem que ser tratada com carinho, amada, para que assimile o bem e possa, quando adulto, ter o fortalecimento necessário para enfrentar as dificuldades da vida.

 

                                                             “Ser” ou “Ter”

             193 -  Não devemos deixar o “Ter” prevalecer sobre o “Ser”. Devemos harmonizar o “Ser”interior com o “Ter” exterior, para enfrentarmos as dificuldades com equilíbrio e serenidade.

 

                                                              Sonhar

             194 -  Sonhar! É como se nossa alma se elevasse ao infinito; o coração torna-se leve; é a felicidade completa , porque nosso pensamento voa livre, com esperança e fé, trazendo-nos equilíbrio e calma, que norteiam nossas vidas.

 

                                                              Sorriso

             195 -  Sempre com um sorriso nos lábios e o desejo enorme de ajudar, conseguiremos caminhar em direção a Deus.

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                Pensamentos

 

             196 -  O sorriso é a melhor arma para qualquer situação. O sorriso alivia nossas tensões, dá ânimo aos nossos semelhantes deprimidos. Através do sorriso podemos dar uma injeção de otimismo e esperança àqueles que de nós se aproximam. Exercitemos o sorriso, que não nos custa nada e naturalmente o bem que ele realiza, a nós retorna.

 

                                                           Terceira idade

             197 -  Somente na terceira idade é que aflora a sabedoria cristalina, o equilíbrio sensato, a reflexão transparente, para aceitarmos o que é determinado pela vida.

 

             198 -  Na terceira idade, sem compromissos efetivos de obrigações de carreira, encaminhamento dos filhos, horários rígidos, temos mais tempo para meditar, pensar, estudar, refletir e escolher o que é melhor para nosso aprimoramento espiritual. O tempo disponível é um tesouro que devemos aproveitar a nosso favor, escolhendo o que só nos faz bem e nos deleita.

 

                                                          Tesouros

             199 -  Não nos apeguemos aos tesouros da Terra que se consomem com o tempo e nos deixam imensos débitos. Somente os tesouros do Céu nos trarão a glória, pelo dever cumprido e pelo desprendimento.

 

                                                          Trabalhar

             200 -  Devemos trabalhar em prol do nosso engrandecimento espiritual que é infinito e imortal.Os bens materiais se consomem com o tempo e deles nada levaremos para a Pátria Espiritual. Infelizes dos ambiciosos que se fanatizam somente pela matéria, pois para a grande viagem levarão o vazio no espírito, porque nada fizeram pelo bem de seus semelhantes, nem para si próprios.

 

                                                           União

             201 -  Sem união, confiança, harmonia, tudo se perderá, tudo paralisará, tudo ficará limitado e nada será realizado nos projetos propostos. A amargura, a ociosidade e o desânimo são chagas que destroem os melhores ideais. Somente o altruísmo com fé, amor, equilíbrio, união, confiança, harmonia, nos trarão a ajuda necessária às realizações programadas.

 

 

             202 -  “A união faz a força”. Prossigamos cooperando com o próximo carente de fé e amor. Só o desejo de ajudar dá a força necessária ao prosseguimento da obra do Senhor.

 

             203 -  “Um por todos e todos por um” : este é o lema dos mosqueteiros. Sejamos unidos também na adversidade, na alegria, para o bem comum.

 

                                                          Vaidade

             204 -  Tudo está perdido quando a vaidade predomina sobre os puros sentimentos.

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                     Pensamentos

 

                                                           Vida

             205 -  Tudo nesta vida é passageiro e ilusório. Tentemos superar os momentos difíceis, com calma e tranqüilidade, para sairmos vitoriosos no final.

 

             206 -  Nossa vida deve ser um livro aberto, onde as emoções, os sentimentos, os ideais se projetem claramente, trazendo paz, felicidade, harmonia e calma ao nosso espírito.

 

             207 -  A vida é uma escola onde as lições são ministradas no dia-a-dia. Aprendamos a subir os degraus da ascensão espiritual.

 

             208 -  Tornemos as nossas vidas – preciosas de ensinamentos e aprendizados constantes – para encontrarmos a felicidade almejada e a paz reinando em nossos corações.

 

             209 -  Podemos estar já no “inverno da vida” mas na alma nos sentirmos puros como crianças, conforme pregou Jesus : “Só entrarás no reino dos céus, quando fores puros e inocentes como uma criança”.

 

                                                        Vivente

             210 -  Cada ser vivente é uma estrela que brilhará para a eternidade ; é um botão desabrochando com seu perfume suave ; é uma pérola divina a adornar os mundos etéreos. Estamos ainda engatinhando, para um dia, num futuro promissor, alcançarmos e atingirmos a meta desejada por Jesus : nossa completa redenção.

 

                                                        Viver

             211 -  Viver é a oportunidade de aprendermos sempre, enriquecendo nosso espírito: é a chama que brilha em nossos olhos, pela felicidade que irradiamos.

 

                                                        Voluntário

             212 -  Voluntário é o ser humano altruísta, com caridade para com o próximo, praticando a lei do amor, sem pensar em qualquer retribuição.

 

             213 -  Todas as funções como voluntários por nós escolhidas devem ser desempenhadas sem vaidade e com muita humildade, com o único desejo de ajudar. Devemos somente trabalhar nesse sentido, de acordo com o nosso limite, para que a sobrecarga não atrapalhe e dificulte nossas boas intenções.

 

 

 

 

 

 

 

            

            

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                           Trovas 

 

Como é bela a Natureza,

criação de nosso Deus.

Contemplo toda beleza,

pensando nos sonhos meus.

                                                                               Sempre feliz e contente,

                                                                               digo isso com razão.

                                                                               Porque Deus está presente

                                                                               dentro do meu coração.

Minha vida é tão boa,

nunca senti solidão.

Pois cada dia que voa,

sinto mais esta amplidão.

                                                                               Através de minhas músicas,

                                                                               que tocam minh’alma enfim,

                                                                               tenho alegrias poéticas

                                                                               vibrando dentro de mim.

Os olhos, sempre dizemos,

são espelhos de noss’alma.

Por tudo o que nós sentimos,

refletem com muita calma.

                                                                               Como é linda esta canção:

                                                                               “Modinha”, intitulada.

                                                                               Ela enche o coração,

                                                                               da harmonia tão sonhada.

Sou sensível e sonhadora,

d’um romantismo sem fim.

A poesia inda mora

com vigor, dentro de mim.

                                                                              Santa Therezinha é

                                                                              santa de todas as rosas.

                                                                              Por isso com muita fé,

                                                                              eu escrevo estas trovas.

Saudade – carinho ausente,

Saudade – flor que murchou,

Saudade – como se sente,

um coração que esperou.

                                                                              Amor, palavra pequena,

                                                                              com quatro letras somente.

                                                                              Alegra constantemente,

                                                                              esta vida tão serena.

Pelos caminhos da vida,

por onde eu irei passar,

pela bênção recebida,

por onde Deus me levar.

 

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                         Trovas

 

As boas recordações,

fazem vibrar nossa alma.

Trazendo nos corações,

sensações de grande calma.

                                                                               Vendo e lendo cada trova

                                                                               que me eleva e me extasia,

                                                                               e vencendo cada prova,

                                                                               neste reino da poesia.

Nossa ventura existe

por ter paz no coração...

Nossa alegria consiste

em não sentir solidão.

                                                                               Minha mente mostra hoje,

                                                                               minha vida tão-somente,

                                                                               que a tristeza hoje foge ...

                                                                               Fica alegria presente!

Minha casa é meu oásis,

onde encontro grande paz.

Música boa demais,

muita alegria me traz.

                                                                               Felicidade suprema,

                                                                               só se consegue na vida,

                                                                               fazendo dela poema,

                                                                               que nos deixa embevecida!

Rogo ao meu Deus tão-somente,

calma, ajuda e paciência ...

No isolamento presente,

e muita fé na existência.

                                                                              Contemplo à noite uma estrela,

                                                                              que me traz recordação.

                                                                              É por isso que ao vê-la,

                                                                              palpita meu coração.

O sentimento que temos

brota de alma pra alma.

É por isso que sentimos

muita paz e grande calma.

                                                                              Eu desnudo a minh’alma,

                                                                              ao colocar no papel ...

                                                                              Tudo aflora e me acalma,

                                                                              me tornando bem fiel.

Vento, vento, o seu canto,

sempre traduz meu sorriso.

Vento, vento, o seu pranto,

sempre traz o que preciso.

                                                                            

 

                                                   

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                         Trovas 

 

“Berceuse”, Brahms, ouvindo,

como um embalo sem-fim, 

ao ninar fico sorrindo,

dormindo feliz, enfim!

                                                                         Quantas lembranças eu tenho

                                                                         da longínqua adolescência.

                                                                         Quanta ternura retenho

                                                                         da minha breve inocência.

Quanta lágrima perdida

na minha vida de sonho. 

Quanta alegria sentida

no meu destino risonho. 

                                                                         Há versos que me encantam

                                                                         e me deixam extasiada ... 

                                                                         Há canções que me conquistam

                                                                         e me deixam deslumbrada.  

Meu pensamento já sonha

pelos páramos sem fim ... 

Minh’alma vibra risonha,

correndo pelo jardim.   

                                                                         Músicas, música, músicas,

                                                                         embalam o meu viver ...

                                                                         Melodias tão românticas,

                                                                         não me deixam esmorecer.

Quantas quimeras perdidas

na minha longa existência.

Quantas auroras vividas

com enorme persistência.

                                                                         Músicas, versos e flores,

                                                                         me causam emoções demais...

                                                                         Eliminam minhas dores,

                                                                         completam meus ideais.

Para feliz me sentir,

de pouca coisa preciso :

ternura e atenção fluir,

desabrochando em sorriso.

                                                                         Estável é nossa saúde,

                                                                         com toda bênção de Deus.

                                                                         Vivemos em plenitude,

                                                                         sem nunca dizer adeus.

São os sonhos que eu tenho,

que me estimulam viver.

São os sonhos que mantenho,

que até me fazem crescer.

                                                                                     

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                           Trovas

 

Saudade é felicidade,

por termos recordações ...

Da nossa bela amizade,

Que só nos traz emoções.

                                                                                  Bem alegre eu acordei,

                                                                                  revivendo a minha vida.

                                                                                  Com tudo que recordei,

                                                                                  eu me sinto embevecida.

Hoje acordei bem alegre,

e muito feliz também.

Minha vida é um milagre,

com tudo que me convém.

                                                                                 Saudade – meiga ternura,

                                                                                 de alguém que está muito ausente.

                                                                                 Saudade – meiga doçura,

                                                                                 desta lembrança presente.

Eu guardo os meus tesouros,

bem dentro do coração.

Eles estão bem seguros,

com grande recordação.

                                                                                Quantos sonhos eu sonhei,

                                                                                no meu mundo interior ...

                                                                                Quanta ternura encontrei,

                                                                                dando graças ao Senhor.

A sublime amizade,

só alegria nos traz.

Com grande felicidade ...

Carinho, com muita paz.

                                                                               Hoje amanheci feliz

                                                                               Minha alma vibra e canta ...

                                                                               Com tudo que me condiz,

                                                                               meu coração se encanta.

Passarinho, passarinho,

vem ouvir esta canção,

que escuto com carinho,

vibrando em meu coração.

                                                                              Passarinho, passarinho,

                                                                              vem ouvir a melodia,

                                                                              que escuto com carinho,

                                                                              com prazer e alegria.

À noite ao despertar,

despertou inspiração.

Inspiração fez vibrar,

Vibrou sim meu coração.  

 

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                   Trovas

 

Oh! Que bela inspiração,

eu sinto dentro de mim;

trazendo recordação,

que me faz feliz assim!

                                                                               Deus já me deu nesta vida,

                                                                               muito amor e proteção...

                                                                               Eu me sinto comovida,

                                                                               sinto paz no  coração.

Esta vida me fascina,

me fascina esta vida!

Eu me sinto pequenina,

e muito, muito querida!

                                                                              Esta noite está tão calma,

                                                                              alegra o meu coração.

                                                                              Sinto paz em minha alma,

                                                                              e também muita emoção.

Os meus olhos vêem ao longe,

essa luz que brilha tanto.

Ao longe, até o sino tange,

me trazendo muito encanto.

                                                                             Essa tênue luz que brilha,

                                                                             me traz até emoção...

                                                                             Eu reparo a maravilha,

                                                                             com grande veneração.

Graças, meu Deus, pela vida.

Graças, por minha saúde.

Graças, por ser tão querida.

Graças, por minha atitude.

                                                                            Meu coração hoje bate,

                                                                            com muito mais emoção.

                                                                            E alegria reflete,

                                                                            na grande recordação.

Dos tempos da adolescência,

muitas coisa entrevi,

dentre elas, a inocência,

de tudo que conheci.

                                                                           Voltando estou, do passado,

                                                                           com lembranças tão queridas.

                                                                           Rememoro e tenho achado,

                                                                           emoções bem merecidas.

Quanta quimera perdida,

no vai e vem desta vida.

Como lembrança sentida,

que nunca foi esquecida.

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                       Trovas

 

Sinceridade é meu lema

e disso não abro mão.

Faço também o meu tema,

que nasce no coração.

                                                                             Às vezes fico pensando

                                                                             nas armadilhas da vida...

                                                                             Não estamos sopesando

                                                                             muita coisa já perdida.

Dia trinta de janeiro

é o “Dia da Saudade”.

E tudo isso num giro,

só nos traz felicidade.

                                                                            Olhando pela janela,

                                                                            que lindas orquídeas vi;

                                                                            uma branca, outra amarela,

                                                                            numa árvore entrevi.

Olho...olhando...olhei...

Vejo...vendo...vi...

Constatando...constatei...

Que vivendo – eu cresci!

                                                                             Os passarinhos cantando,

                                                                             bem embaixo da janela...

                                                                             Eles estão me enviando,

                                                                             uma mensagem mui bela!

De nada vale o papel,

sem a mão que nele escreve.

Um branco muito fiel,

que ao poeta tudo deve.

                                                                             Meus pais me deram amor,

                                                                             tudo fiz por merecer.

                                                                             Agora peço ao Senhor,

                                                                             meu mérito receber.

Não paro de fazer trovas,

meu entusiasmo é demais.

Gosto tanto destas provas,

que aprendi a querer mais.

                                                                             Minha vida mudou muito,

                                                                             após todo o contratempo.

                                                                             Reflito, medito, aceito,

                                                                             aproveitando meu tempo.

Minha vida era poesia,

no meu passado risonho.

Nunca vi tanta harmonia

na adolescência, um sonho!

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                            Trovas

 

Meus filhos são meus tesouros,

meus netos são meus amores.

Eles são porto seguros

no jardim, com muitas flores.

                                                                          Como a ave que procura

                                                                          seu ninho na tempestade,

                                                                          minh’alma ainda segura

                                                                          esta imensa saudade.

A saudade é dor doída

que maltrata o coração...

E por isso nesta vida,

sentimos muita emoção.

                                                                          Saudade que a gente sente

                                                                          de tudo que já passou.

                                                                          Saudade de alguém ausente

                                                                          que só lembranças deixou.

Pode o tempo ter passado,

amor puro não fenece.

Ele vive bem colado

no coração, e acontece.

                                                                          Amor é doce carinho,

                                                                          de duas almas afins.

                                                                          Que se completam no sonho,

                                                                          se realizam nos fins.

Voa nosso pensamento

aos céus, buscando encontrar

um anjo que traga alento,

nesse novo despertar.

                                                                         A prece direcionada

                                                                         direta ao Criador,

                                                                         é sementeira plantada

                                                                         com muita fé e louvor.

A Deus entrego minh’alma,

com muita fé e amor.

E assim com muita calma,

presto conta ao Criador.

                                                                         O médico dedicado,

                                                                         tem as bênçãos do Senhor.

                                                                         Com talento tão sagrado

                                                                         e com muito mais valor.

Não funcionam os remédios

na enfermidade da alma.

Procure evitar os tédios,

e viver com muita calma.

 

 

 

  

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                            Trovas

 

Mãe, é a luz na estrada,

que cobre todas as dores.

Ela está na caminhada,

conduzindo seus amores.

                                                                             O relógio marca o tempo,

                                                                             mas não toma decisões.

                                                                             Evite o contratempo

                                                                             nas suas resoluções.

Estando deitada eu vejo

na parede, bem em frente...

Uma cruz e assim desejo

perdão e perdoar somente.

                                                                            Os anseios de minh’alma,

                                                                            me levam até o infinito...

                                                                            Por isso fico mais calma,

                                                                            Com o tudo que acredito!

Boas lembranças e saudade,

guardo com os meus tesouros.

Procuro minha verdade,

nos meus tesouros mais puros!

                                                                           Observo o crepúsculo

                                                                           que me deixa embevecida;

                                                                           trazendo grande estímulo

                                                                           pra prosseguir nesta vida.

Toda vez que eu escrevo,

sinto minh’alma vibrar...

Me trazendo grande enlevo,

que às vezes me faz chorar!

                                                                           Meu coração hoje bate.

                                                                           Bate, bate coração.

                                                                           Não aguarde o rebate,

                                                                           Não tenha mais aflição.

Minh’alma e coração,

estão cheios de alegria...

Me trazem recordação,

sem nenhuma nostalgia.

                                                                           As surpresas desta vida,

                                                                           alegram meu coração...

                                                                           Pois nesta alma querida,

                                                                           encontrei inspiração.

Este sonho encantado

me dá enorme prazer.

Recordo idílio sagrado,

que espero não desfazer.

                                                                           

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                   Poemas

 

 

                             

 

                                                       D E V A N E I O

 

                                                        

 

                                             Como o farfalhar das folhas,

                                             meu pensamento balança

                                             ao vento, e nessas vindas,

                                             me traz muita esperança.

 

 

                                              Me traz muita esperança,

                                              esse constante viver,

                                              procurando na lembrança,

                                              o que espero merecer.

 

                           

                                              O que espero merecer

                                              deste sonho encantado,

                                              aguardo adormecer

                                              recordando meu passado.

 

 

                                             Recordando meu passado

                                             cheio de tanta ventura...

                                             Esse grande aprendizado,

                                             lembrado só com ternura.

 

 

                                            MEU PENSAMENTO BALANÇA,

                                            PROCURANDO NA LEMBRANÇA,

                                            DESTE SONHO ENCANTADO,

                                            ESSE GRANDE APRENDIZADO.

 

 

 

 

 

                                                                                            

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                          Poemas

 

 

 

                                        CORAÇÃO  E  RAZÃO

 

                                                           

 

                                         Amanheci já enviando

                                         com todo o meu respeito ...

                                         Pensamento e até sonhando,

                                         com tanto amor no meu peito.

 

 

                                         Com tanto amor no meu peito,

                                         minh’alma até que reflete

                                         um pensamento perfeito:

      meu coração não resiste...

 

 

                                         Meu coração não resiste

                                         e procura no infinito...

                                         Um olhar que não existe,

                                         mas a razão dá um jeito.

 

 

                                         Mas a razão dá um jeito

                                         com  tudo que não resiste...

                                         E até com muito efeito,

                                         apaga o que ainda existe.

 

 

                                         COM TANTO AMOR NO MEU PEITO,

                                         MEU CORAÇÃO NÃO RESISTE...

                                         MAS A RAZÃO DÁ UM JEITO,

                                         APAGA O QUE AINDA EXISTE.

 

 

 

 

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                                Poemas

 

 

 

 

                              PENSAMENTO  SONHADOR

 

                                                         

 

                             Ainda espero encontrar...

                             Ainda tento pensar...

                             Ainda vou me encantar

                             no tudo que meditar!

 

 

                             Meus olhos já vêem ao longe...

                             Meus olhos fitam o além...

                             Meus olhos como os de lince

                             estão felizes também!

 

 

                             Meu pensamento hoje vibra...

                             Meu pensamento vagueia...

                             Meu pensamento abriga

                             uma tão grande alegria!

 

 

                             Minh’alma alçando vôo...

                             Minh’alma sobe ao infinito...

                             Minh’alma toda eu dôo

                             naquilo que eu acredito!

 

 

                              Meu coração hoje canta...

                              Com muito amor e carinho...

                              Meu coração se encanta

                              com a luz no meu caminho!

 

 

 

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                    Poemas

 

 

 

 

 

 

 

                                          MEU  BELO  SONHO

                                                           

                                                     

 

                                        Eu sonho mesmo acordada,

                                        com tantas coisas queridas...

                                        Na minha vida abençoada...

                                        E as graças recebidas.

 

 

                                        Nas coisas simples da vida,

                                        encontrei maior prazer,

                                        porque a vida florida,

                                        só me ensinou a viver.

 

 

                                        A música tem poder

                                        de me levar ao infinito...

                                        Acordes fazem crescer

                                        sentimento mais bonito.

 

 

                                        Poesia, música e flores

                                        me deixam embevecida...

                                        Eliminando as dores,

                                        que tive em minha vida.

 

 

 

                                   

 

                                

 

 

 

 

        

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                Poemas

 

 

                                      

 

                                           SAUDADE  E  GRATIDÃO

 

 

 

                                               Eu tenho muita saudade,

                                               da feliz adolescência,

                                               da minha tranqüilidade,

                                               com muita paz e inocência.

 

 

                                               Rio Preto e Casa Branca,

                                               me trazem recordações,

                                               guardadas na grande arca,

                                               com enormes emoções.

 

 

                                               Duas cidades queridas,

                                               onde vivi bem feliz,

                                               com dádivas recebidas,

                                               com tudo que me condiz.

 

 

                                               Uma família querida:

                                               só alegria me traz...

                                               Pois recebi nesta vida,

                                               muito amor e muita paz!

 

 

                                               Eu tenho que agradecer

                                               a Deus, que me fez crescer...

                                               Uma vida abençoada,

                                              com vitória alcançada.

 

 

 

 

                                         

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                        Poemas

 

 

 

 

                                      LEMBRANÇAS  DE  VIDA

                

                                                   

 

 

                                      Lembro bem o meu passado,

                                      desde minha tenra idade.

                                      Tudo foi direcionado,

                                       pra minha felicidade.

 

 

                                       Pra minha felicidade,

                                       nesta minha existência,

                                       recebi tanta bondade,

                                       sem nenhuma resistência.

 

 

                                       Sem nenhuma resistência,

                                       tudo aceito na verdade ...

                                       Com a minha persistência,

                                       sempre guardo uma saudade.

 

 

                                       Sempre guardo uma saudade

                                       na minha longa existência ...

                                       Apesar da minha idade,

                                       relembro minha inocência.

 

 

                                       PRA MINHA FELICIDADE,

                                       SEM NENHUMA RESISTÊNCIA,

                                       SEMPRE GUARDO UMA SAUDADE ...

                                       RELEMBRO MINHA INOCÊNCIA!

 

 

                                       

 

                              

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                       Poemas

 

 

                                                           

 

                                       FELICIDADE  E  SAUDADE

 

                                                 

 

                                        A minha felicidade,

                                        retrata meu coração.

                                        Porque a minha saudade,

                                        reflete  minha emoção.

 

 

                                        Reflete  minha emoção,

                                        as lembranças que revivo,

                                        com tanta recordação,

                                        com enorme incentivo.

 

 

                                        Com enorme incentivo,

                                        evito até solidão ...

                                        E pensando positivo,

                                        encontro uma direção.

 

 

                                        Encontro uma direção,

                                        pensando como eu vivo.

                                        Cumprindo minha missão,

                                        com jeito bem positivo.

 

 

                                       REFLETE  MINHA EMOÇÃO,

                                       COM ENORME INCENTIVO.

                                       ENCONTRO UMA DIREÇÃO,

                                       COM JEITO BEM POSITIVO.

 

 

 

                                   

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                      Soneto

 

 

 

 

 

 

 

                              MEU  SONHO  E  MINHA  VERDADE

 

                                                       

 

                          Eu tenho do meu remoto passado,

                          lembranças guardadas no coração.

                          Tudo aflora hoje, direcionado,

                          trazendo e reflorindo emoção.

 

 

                          Sinto o presente da minha existência,

                          cheio de alegria e felicidade.

                          Como se estivesse na adolescência,

                          Experimentando imensa saudade.

 

 

                          Tudo na vida caminha depressa,

                          como se ainda existisse promessa,

                          que valesse a pena ter que cumprir.

 

 

                           Não consigo conter meu pensamento,

                           que voa rápido no firmamento,

                           quase não me permitindo fruir.

 

 

 

 

Therezinha de Jesus Villaça Cassiolato                                                                   Soneto

 

 

 

 

 

 

                                     MINHAS  ROGATIVAS

 

                        

                                Que eu possa ter esperança na vida;

                                Que eu possa o bem saber realizar;

                                Que eu possa ver a chama recebida;

                                Que eu possa ter um novo despertar.

 

 

                                Que eu saiba doar mais que receber;

                                Que eu saiba compreender e perdoar;

                                Que eu saiba bem fazer pra merecer;

                                Que eu saiba meu sentimento doar.

 

 

                                Que eu tenha sempre o amparo de Deus;

                                Que eu tenha condições de ajudar;

                                Que eu tenha sempre o carinho dos meus.

 

 

                                Que eu consiga ser alegre e feliz;

                                Que eu consiga ter um bom recordar;

                                Que eu consiga transmitir o que fiz.